A Nintendo divulgou números de vendas dos seus aparelhos nos Estados   Unidos durante o mês de junho e, de acordo com relatório da companhia, a   família de portáteis Nintendo DS, lançada em 2004, vende mais do que o   dobro do novo portátil da companhia, o Nintendo 3DS.
Durante o mês, segundo dados da consultoria NPD, a Nintendo vendeu  mais  de 800 mil unidades de todos os seus videogames no país. A família  DS,  que inclui o Nintendo DS original, o DS Lite, o DSi e o DSi XL,  vendeu  386 mil unidades contra 143 mil do Nintendo 3DS, que permite  jogar e  assistir a filmes em 3D sem a necessidade de óculos especiais.
O preço é o principal fator para que os usuários comprem o antigo   portátil. O Nintendo DSi custa US$ 150 nos EUA, enquanto o Nintendo 3DS é   vendido por US$ 250.
O console Wii, de acordo com a NPD, vendeu 273 mil unidades no mês de junho.
Já o game "The Legend of Zelda: Ocarina of Time 3D", um dos  principais  lançamentos do Nintendo 3DS no primeiro semestre, teve 283  mil cópias  comercializadas em duas semanas, ficando em segundo lugar  como game  exclusivo de uma plataforma, segundo a NPD. O título chegou  às lojas  norte-americanas no dia 19 de junho.